Desconstruindo um mito.

11 de julho de 2013

As fases lunares.



A Lua não possui luz própria, sua luminosidade provém do Sol, que por sua vez esta luz é refletida à Terra.  Algumas pessoas acreditam que as fases lunares (Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia, Lua Minguante) ocorrem quando a Terra emite sua sombra sobre a superfície Lunar. Entretanto, esse fenômeno só acontece no eclipse Lunar, onde a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, impedindo os raios solares chegarem à Lua. Como se pode observar na ilustração abaixo.
Eclipse Lunar. Créditos: Mundo da Educação.
Eclipse lunar penumbral ocorre quando o Sol a Terra e a Lua se encontram alinhados, mas a Lua aparece na zona penumbra. Neste fenômeno o observador terrestre verá o brilho lunar diminuir. Dia 10 de fevereiro de 2017 aconteceu um eclipse lunar penumbral, podendo ser observado em todo o Brasil. Abaixo pode-se observar a diferença entre a Lua Cheia e o Eclipse lunar penumbral.
Eclipse Lunar Penumbral. Créditos: Marcos Calil.
                                   FASES DA LUA.
Créditos: Wikimedia Commons.
As fases lunares que observamos dependem do ângulo em que se encontra à Lua em relação à Terra.
Lua Nova: é quando a Lua encontra-se em conjunção com o Sol, a face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. Nessa fase a Lua nasce e se põe com o Sol, não sendo visível ao observador terrestre.  (Ilustração de número 1, destacado na imagem abaixo).
Lua Crescente: a Lua encontra-se no ângulo de 90° em relação ao Sol e a Terra, praticamente um quarto da Lua estará visível a nós, nessa fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite, por isso muitas vezes ela é visível durante o dia.  (Ilustração de número 3).

Foto vespertino. Créditos: Kaoana Bandeira.

Lua Cheia: a Lua se encontra em oposição ao Sol, sua face visível fica totalmente iluminada, nessa fase a Lua nasce quando o Sol se põe. É nesta fase que pode acontecer os eclipses lunares. (Ilustração de número 5).
Lua Minguante: se forma um ângulo de 270º a partir da Lua Nova, nesta fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, inverso da Lua Crescente. (Ilustração de número 7).
 Na fase Crescente e Minguante podemos também contemplar a Lua durante o dia.
Ficheiro:Mond Grafik.svg
Ilustração das fases lunares.
Representação das fases lunares.
Cada fase lunar dura aproximadamente 7 dias, as fases lunares que aparecem no Hemisfério Sul é diferente do hemisfério Norte como está representado abaixo.
Nome
Hemisfério
Norte
Hemisfério
Sul
Porção visível da Lua
Lua novaMoon phase 0.svgMoon phase 0.svg0-2%
Lua crescenteMoon phase 1.svgMoon phase 7.png
Norte: (direita)
Sul: (esquerda)
Lua crescente convexaMoon phase 3.pngMoon phase 5.png
Norte: (direita)
Sul:  (esquerda)
Lua cheiaMoon phase 4.pngMoon phase 4.png97-100%
Lua minguante convexaMoon phase 5.pngMoon phase 3.png
Norte: (esquerda)
Sul: (direita)
Lua minguanteMoon phase 7.pngMoon phase 1.svg
Norte: (esquerda)
Sul:  (direita)
Comparação da fase lunar observado no hemisfério Sul e Norte.
Para você identificar em qual fase a Lua se encontra no céu, basta acompanhar as fases anteriores, ou observar alguns dias seguidos. Pois a fase Minguante e Crescente são parecidas. Se ao reparar a Lua, e a mesma estiver "crescendo" contudo é uma fase Crescente. Se a Lua estiver "diminuindo" (minguando), portanto é uma fase minguante.
A fase Lua Cheia é fácil de identificar, a Lua vai estar totalmente iluminada no céu.
A Lua Nova, como já foi destacada, não é visível a nós nem durante a noite e muito menos ao dia.
A ordem das fases lunares é a seguinte: Lua nova, Lua crescente, Lua cheia e Lua Minguante.
A foto abaixo foi tirada em uma fase Crescente no dia 21/07/2015.
Lua crescente. Créditos: Edvan Bandeira.
Referências:
BANDEIRA, Edvan. As fases Lunares. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2013/07/as-fases-lunares.html> Acesso em: 08 março 2017. 
BANDEIRA, Edvan. Como conseguimos ver a Lua durante o dia? Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2015/08/por-que-podemos-ver-lua-durante-o-dia.html> Acesso em: 08 março 2017.
BRASIL ESCOLA. Por que vemos a lua durante o dia. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm> Acesso em: 08 março 2017.


2 comentários:

  1. A Lua está sorrindo e nada se fala...O planeta Terra já inclinou tem um bom tempo e nada se comenta na mídia. Tudo normal???

    ResponderExcluir